sábado, 6 de outubro de 2018

Dia Internacional da Animação no Garatuja







































No dia 28 de outubro de 1892 Charles-Émile Reynaud realizou em Paris a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo.  Em 2002, a Associação Internacional de Filme de Animação (ASIFA) lançou o Dia Internacional da Animação. Desde 2004, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação, que é o maior evento de exibição simultânea do país. A comemoração também acontece em dezenas de países, tais como, EUA, França, Portugal Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros. Em Atibaia o Dia Internacional da Animação acontecerá no Instituto Garatuja com a mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Neste ano, um dos destaques será o curta Torre, dirigido por Nádia Mangolini e premiado no Festival de Cinema de Gramado com os Kikitos de “Melhor filme do público”, “Melhor filme pela crítica” e “Melhor direção de arte pelo júri oficial”. A comemoração do Dia Internacional da Animação gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do evento é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema. Segundo Fabiano Florez, produtor do evento, “Ampliar o acesso ao conteúdo das mostras para fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.” O Dia Internacional da Animação acontece no domingo, dia 28 de outubro, às 19h30, e tem entrada franca.  O Instituto Garatuja fica na Rua Esmeraldo Tarquínio 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP. Compareça!













Torre, de Nádia Mangolini - 18 min – 2D, Lápis sobre papel, Tinta sobre papel

Sinopse: Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas infâncias durante o regime.

Diretora: Nádia Mangolini atua na área audiovisual há mais de 10 anos. Fez parte das equipes de produção dos longas “A casa de Alice” e “À Margem do concreto”, e da série em animação “Historietas assombradas”. Desde 2012, se dedica à produção de curtas-metragens autorais em animação, tendo produzido os curtas “Realejo”, “Pintas” e “Quando os dias eram eternos”, todos com direção de Marcus Vinicius Vasconcelos, ganhadores de inúmeros prêmios nacionais e internacionais. “Torre” é sua estreia como diretora e foi o grande vencedor de Gramado, sendo premiado como Melhor Filme do Público, Melhor Filme pela Crítica e Melhor Direção de Arte pelo júri oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário