terça-feira, 20 de março de 2012

Cinema com Pipoca


Cinema com Pipoca de Euclides Sandoval
Em 2009 ajudei meu amigo Euclides Sandoval a publicar o livro Cinema com Pipoca. Amigo mesmo, de longa data, na qual tenho a maior estima. Talvez nunca tenha revelado, mas o Euclides foi uma das pessoas mais importantes na minha formação, e acredito que na formação de muita gente. Ele tem a qualidade de saber "cutucar" os jovens para o que realmente importa: o despertar para a criatividade. Comigo foi assim, quando nos conhecemos em fins da década de setenta, começo de oitenta, quando (por vergonha) enfiava os desenhos que fazia por debaixo de sua porta para serem publicados no jornal que produzia chamado Jornal de Atibaia. Quem passou por suas mãos, como aluno, sabe do que estou falando. Euclides é um mestre - e esse título não é para qualquer um. Ninguém se auto-denomina mestre. Mestre é outorgado. Cinema com Pipoca são apontamentos de anos de cinefilia como ele mesmo escreve, sobre clássicos da sétima arte: Cidadão Kane; Nosferatu; Limite; Encouraçado Potemkin e muitos outros. Até Solidão de André Carneiro está lá, por sugestão minha. No livro não há a preocupação de fornecer sinopses, fichas técnicas ou resenhas, mas dicas, sugestões e toques sobre novos pontos de vista...não só para ver filmes, mas para senti-los. É um livro de consulta, de cabeceira, que recomendo ser lido logo após assistir o filme. Nele fiz a diagramação. A produção foi do Instituto de Arte e Cultura Garatuja e o apoio da Prefeitura. Pelo tempo percorrido e quantidade de material inédito acumulado, Cinema com Pipoca merecia nova versão...quem sabe?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário