domingo, 14 de julho de 2013

Tzubra Tzuma

Programa que fazíamos em xerox para o Cineclube Inter-Ação em 1984.

















Fiquei chateado em saber da morte do Flavio Del Carlo. Na década de oitenta morei em São Paulo e acompanhei com interesse seu trabalho. A informação não circulava com tanta facilidade como é hoje, mas quando me deparava com alguma coisa sua, logo comprava ou tratava de assistir. Tenho ainda os quatro números da revista BOCA (comentado nesse post). A animação Tzubra Tzuma assisti várias vezes. Nos anos oitenta havia em Atibaia o Cineclube Inter-Ação, "puxado" pelo Euclides Sandoval. Eu estava sempre junto, ajudando a projetar os filmes, a produzir o material de divulgação (como esse acima), arrumar as cadeiras na sala, e algumas vezes até buscando ou levando os rolos de filmes para São Paulo. As exibições aconteciam em várias partes da cidade como no Museu Municipal, nas praças públicas, bairros, e por muito tempo foi no Crie-Oficinas de Arte, um espaço cultural mantido pela Élsie, com a participação minha, do próprio Euclides e do Armando Canuto. No Crie havia uma sessão dedicada aos filmes de animação que acontecia toda tarde de domingo. Á noite havia duas sessões para o público adulto.
Poemas mastigáveis.
Outro material que tenho são dois livrinhos de poesia do Antônio Carlos Lucena, o Touchê, que tem as ilustrações do Flavio Del Carlo. Acho que esses livrinhos já são raridades por serem representativos desse período. Era uma época em que surgiram vários grupos de artistas que se associavam para produzir e divulgar sua arte (nessa época não se usava o termo coletivos). Touchê e Flavio Del Carlo pertenciam ao Grupo Sanguinovo, que em 1979 realizou a primeira passeata poética de SP, além de lançarem os Poemas do Poste, hoje prática bastante comum no cenário urbano. Era o período pós abertura política e a intenção desses grupos eram tomar as ruas e os espaços alternativos para espalhar sua arte, tendo a cidade como suporte. Lembro-me de ver com muito interesse a expansão dos grafites nos muros de São Paulo. A bota preta do Alex Vallauri estava na cidade toda, até ganhar espaços tradicionais da arte, como a Bienal de São Paulo em 1985, quando criou a sala A Casa da Rainha do Frango Assado, que tive o privilégio a ver. Na animação Tzubra Tzuma, postada abaixo, em determinado momento a nave entra por um buraco negro, reaparecendo do outro lado. Nela Flavio Del Carlo utilizou um liquidificador para obter o efeito. É bom lembrar que tudo isso foi feito pelo processo analógico, zilhões de vezes mais trabalhoso que o digital, daí a importância do outro curta metragem que pode ser visto aquiSquich!, que mescla live-action com a animação. Ultimamente Flavio Del Carlo realizava vinhetas para a TV Cultura como do Glub-Glub e Rá-Tim-Bum.





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