domingo, 28 de outubro de 2012

Homenagem do Garatuja ao Dia da Animação.




No dia da animação o Garatuja faz uma homenagem a Quirino Cristiani, que foi o primeiro artista a realizar um longa metragem usando a técnica de animação no mundo. Infelizmente esse filme foi destruído num incêndio sobrando somente pequenos fragmentos que podem ser vistos no Youtube. O filme chama-se El Apóstol e foi realizado em 1917. Na oficina de animação que realizo com crianças tenho por princípio apresentar dados históricos, tanto em relação a técnica quanto ao produto artístico de diferentes épocas, fazendo sempre um paralelo entre a produção atual e o que já foi feito na área. Dessa forma surgiu o filme Auxese, que tem clara inspiração no trabalho pioneiro de Quirino Cristiani e que apresento agora em primeira mão. O roteiro, desenhos e filmagens foram realizadas pelos alunos, cabendo a mim a escolha da trilha sonora e alguns efeitos buscando um "clima de filme velho" que aparece nele. Mais tarde serão postados outras informações sobre o curta, assim como making off, fotos e processo de trabalho, que durou cerca de quatro meses até sua finalização.

2 comentários:

  1. MUUUITO Bom! Muito criativo! E com soluções muito divertidas! E ,principalmente, muito oportuno, pois o mito Guarani da criação do mundo é apresentado, justamente quando os Guarani-Kaiowá fazem uma Auxese , dirigida a nós, herdeiros da civilização Greco-cristã!
    Parabéns Claudio, Gabriel, Heitor, Hélio, Heloisa, Vinicius e Márcio !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cybelle. Agora que eu vi que você havia postado aqui. Obrigado pelo comentário. Eu consegui juntar uma moçada bem bacana mesmo nesse curta. Beijão.

      Excluir